arlon

joined 2 months ago
 

Incompatibilidade com arquivos do LibreOffice

Gente, eu adoro o pacote LibreOffice. Gosto mesmo. É flúido, é amigável, é intuitivo. O problema vem com os formatos sob licença aberta. Quando vou compartilhar meus arquivos emitidos com o formato padrão do LibreOffice (.odt, por exemplo), todo mundo chia, diz que eu preciso usar o formato “universal” (leia-se: MS), e me parece que eles nem ao menos tentam abrir.

A incompatibilidade é alta entre os arquivos emitidos pelo LibreOffice pelos de outros programas?

@tecnologia@lemmy.eco.br

 

Estou simplesmente encantado pelo navegador #Offpunk/ #XKCDpunk, desenhado pelo escritor belga @ploum@mamot.fr. É um navegador para protocolo #Gemini, que roda totalmente no #terminal do sistema e que pode funcionar sem internet, mantendo páginas visitadas ou agendadas em cache.

Agora passo a maior parte do meu tempo no computador desconectado e a sensação é ótima. Eu adoraria que tivesse algum cliente para #Fediverso que funcionasse da mesma forma. Vocês têm notícias de algo assim?

Por favor, deem aquele :boostgif: gostoso.

@tecnologia@lemmy.eco.br

 

Blumbers. Migração Ubuntu → Debian.

Li um texto recente do Ploum no qual ele fala por cima sobre a possível androidificação do Ubuntu ― i.e., tornar-se pouco a pouco um sistema proprietário.

The candid naivety of geeks (ploum.net)

Desde que percebi que a Canonical identifica (e provavelmente disso faz receita) o nosso tráfego para a #DuckDuckGo, tenho ficado cada vez mais desconfiado do sistema Ubuntu no que diz respeito à privacidade.

Qual a perspectiva de vocês sobre isso? Acham que a #Canonical é confiável e fornece um serviço privado? Tenho pensado em uma migração para o #Debian, mas gostei muito de ter a App Store no #Ubuntu, o que salva bastante tempo na configuração do sistema. Essa migração seria um processo difícil?

:boostgif:

@tecnologia@lemmy.eco.br

 

CC gerados pelo Youtube versus CC gerados pelo Peertube

Estou vendo aqui alguns vídeos a respeito de Bikepunk, o novo romance do escritor francófono @ploum@mamot.fr ― que vocês podem ver neste sítio aqui ―; os vídeos estão hospedados, não no Youtube, mas no Peertube. E sabe o que me chamou enormemente a atenção? A qualidade dos closed captions (CC) automáticos.

Os CC, vale lembrar, é um texto gerado automaticamente ou não a partir de uma fala, e é, não só uma ferramenta essencial de inclusão à comunidade surda, mas também uma ótima ferramenta para aprendizado de línguas.

Ao tempo que os CC do Youtube, a depender do ano da publicação, são totalmente cuspidos e especulados, os CC peertubianos, além de serem muito bem redigidos, ainda tem pontuação e são sincronizados com o tempo da fala ― os do Youtube vão aparecendo em cadeia, conforme avança a fala. Claro, estou vendo vídeos em língua francesa, não sei se a situação é a mesma para o português.

Alguém viu vídeos com CC em português para fazer essa comparação? Alguém que conhece o Peertube sabe qual o procedimento disso? Por que os CC de uma corporação internacional, com tanto investimento e com tanto acesso a banco de dados para treinamento de inteligência artificial, é qualitativamente inferior aos CC de um projeto independente? E não, essa última pergunta não é retórica.

@tecnologia@lemmy.eco.br

 

Gambiarra: como usar uma televisão de tubo como tela de computador?

Tenho ventilado uma ideia que pode ser "simples", mas precisa de um bom meio: ligar uma televisão de tubo de 14" com um notebook velho de 2010, porque... Por que não?

A televisão tem uma ótima cor, um bom som e seria mais prático ver filmes. Até uso a tevê para ver vídeos em .mp4, já que o conversor de sinal analógico/digital tem uma entrada USB. Só que para assistir alguma coisa preciso do arquivo, o que leva algum tempo para baixar. Nada muito trabalhoso também. Mas gostaria de ter o know-how para fazer essa gambiarra. Vai que algum dia preciso dela...

O conversor também tem entrada para HDMI, mas não entendi como funciona.

Salvo engano, essa televisão deve ser do começo do século. Creio que alguém já deve ter feito isso antes, só não sei como o fazer.

Aqui embaixo, as imagens da tevê, do computador e do conversor ― aqui um sítio oficial da marca especificando este produto.

Alguém pode me dar alguma ideia?

:boostgif:

@tecnologia@lemmy.eco.br